quarta-feira, 8 de abril de 2015

Quinoa e Chia: Tudo que você gostaria de saber!


Muito tem se falado dos malefícios do glúten, proteína encontrada na farinha de trigo e em todos os produtos derivados da mesma. O consumo é associado à prejuízos para a saúde (como má digestão e inchaço) e é até apontado supostamente como vilão das dietas, mas será?
Soma-se a isso a grande alta da mania saudável que vêm tomando conta da vida do brasileiro, é fácil entender por que o consumo de cereais integrais como a quinoa e a chia tem se tornado cada vez mais popular.
Ambas auxiliam no processo de emagrecimento e perda de gordura, além de serem ricas em nutrientes fonte de carboidratos complexos - (fibras) que o organismo não digere e sim auxilia na digestão, ótimas para incrementar o sabor dos pratos, colaborando para a saciedade daqueles que querem melhor qualidade de vida antes de tudo.

Conhecendo a quinoa
De origem andina, esse alimento possui todos os aminoácidos essenciais para nosso corpo funcionar corretamente. A quinoa se encaixa em vários aspectos da medicina preventiva natural, sendo muito cultuada por várias culturas e civilizações.
A quinoa (lê-se quinôa ou quínoa) também é fonte de ferro, ácidos graxos e ômegas 3 e 6, termogênicos naturais responsáveis por acelerar a queima de gordura, o metabolismo e reduzir inchaço e redução de líquido no corpo.
Para quem faz exercícios físicos, a quinoa é uma forte mão amiga para o fortalecimento muscular, já que também é muito rica em proteínas.
O consumo deve ser moderado: duas colheres de sopa por dia já é suficiente. Você pode consumi-la em sua forma em pó ou em grão, cozinhando junto de carnes, sopas e legumes, usando crua com saladas ou misturando com sucos e vitaminas.
Conhecendo a chia
As sementes tiveram origem no México, mas há relatos de seu consumo desde as antigas civilizações americanas.
Potente, a chia tem destaque no combate a fome pois é um alimento altamente saciável. Os benefícios que o consumo da chia traz vão desde regular as taxas do colesterol, fortalecer o sistema imunológico até prevenir diabetes, doenças cardiovasculares, proteger o cérebro, afastar a celulite e deixar cabelos e peles mais bonitos.
Do ponto de vista nutricional, a chia é rica em proteínas, fibras (um dos mais alimentos mais ricos nesse aspecto), cálcio, ômega 3, ferro, magnésio, zinco, vitaminas e compostos antioxidantes. Ufa!
Duas à três colheres de sopa por dia de chia já será suficiente para você notar os benefícios em sua dieta. Pode ser consumida de qualquer forma: com bebidas, misturada à comida, cozida em diversos pratos (vai muito bem com farofa),  em saladas, suflês e todo o tipo de prato que você possa imaginar.
Também é encontrada em forma de gel, seca, farinha e até mesmo em óleo. Uma boa pedida é tentar cada uma dessas versões para identificar qual mais agrada o seu paladar. Quem sabe todas?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário